<= Menu FitiniZini.com
BI*01
O Gentil Grou
FitiniZini.Com

O Gentil Grou

* por Fortunato Da COSTA

Calmamente, estava eu, com o meu novo amigo Grou, uma majestosa e multicolorida ave com pelo menos um metro e meio de altura, que tocando gentilmente no meu braço me pediu para partilhar um croissant do meu pequeno-almoço no jardim de um hotel em Bujumbura, Capital do Burundi no miolo de África. Cortei metade e ele, delicadamente, com o forte bico preto, retirou-o da minha mão.

Bicho simpático… como a natureza consegue ter excepções à selvajaria que impera por esse Mundo fora, pensava eu.

Ao meu lado, sentou-se uma equipa de jornalistas Americanos que estão no Burundi a fazer uma reportagem sobre os Direitos da Mulher e o Aborto. Falávamos em Inglês, quando de repente surgiu aquela parte em que perguntamos: “E tu? De onde és?”.

O camaraman da equipe afinal era Português, como eu. Era o Carlos Vieira.

O Carlos tem estado em praticamente todos os cenários de guerra da actualidade, inclusive no Darfur. Estando vivo, segundo ele, por mera sorte.

Falámos de tudo e de nada. Mas, sobretudo da paranóia explosiva que reina em África e no Médio Oriente.

- “É pena que já não se façam guerras como antigamente!” – dizia ele.

Efectivamente, nos “velhos tempos” nos chamados conflitos convencionais sabia-se, em princípio, quais eram as partes beligerantes e tinha-se uma ideia do porquê dos problemas. E os intervenientes nunca eram, normalmente, mais do que dois.

Assim, um jornalista era previamente preparado para saber dialogar com os conflituosos e poder realizar o seu trabalho com relativa (?) segurança.

Mas agora, já como diziam os nossos antepassados: “O Mundo está cada vez mais Louco!”.

Olhemos, por exemplo, para a situação no Burundi. Actualmente, existe um acordo de paz, mas é frágil. Há vários tipos de rebeldes e, segundo parece, um destes grupos não aderiu ao acordo de pacificação. Por isso, no hotel onde estamos, existem militares armados de metralhadora no hall e a qualquer momento um ataque pode acontecer. Ainda há pouco o Carlos, enquanto filmava, viu dois rebeldes, fortemente armados e com farda diferente de todos os outros, junto a uma estrada nos arredores da capital do Burundi.

A situação no Chade, tem mais lógica. Pois quem actualmente está no poder veio do Sudão e tomou-o pela força, com material e homens Sudaneses. Depois de formarem governo, entretanto “esqueceram-se” de pagar os favores aos antigos “amigos” e, por isso, a fronteira entre o Sudão e o Chade tem sido uma zona de permanente conflito. Pois… os montantes gerados pelo petróleo são de tal ordem que qualquer um perde a cabeça. Por outro lado, alguns generais, também, formaram grupos de rebeldes e, ainda por cima, existe uma etnia de completos anormais, cerca de 5% da população que não sabem fazer mais nada do que lutar, absolutos intratáveis… Estive lá no segundo semestre de 2006 e sei do que estou a falar.

Mas, o Darfur, é uma das piores catástrofes do nosso tempo. A sagacidade pelo dinheiro do petróleo envolve facções militares ligadas ao Sudão, mas o conflito é pluri-étnico e pluri-religioso, ou seja, são etnias muçulmanas a norte em conflito entre si e que, sobretudo, aproveitam para, raivosamente, fazerem uma “limpeza étnico-religiosa” sobre os desgraçados dos cristãos a sul.

Racionalizemos …

Segundo parece, a Raça Humana existe só há umas largas dezenas de milhares de anos.

Já repararam que a generalidade dos conflitos são fundamentados em “teorias religiosas” escritas há menos de dois mil e tal anos?

E que estas teorias, desde então, são habilmente utilizadas pelos senhores da guerra como a Força Mental e Moral para convencerem os seus guerreiros a matar e destruir seja o que for? Inclusive crianças e inocentes?

Agora vejamos… os Dinossauros existiram durante centenas de milhares de anos.

E segundo a própria ciência afirma: a raça Humana não se cruzou com a raça dos Dinossauros! Não há como negá-lo, pois, os esqueletos estão por todo o lado e a sua idade é fácil de determinar cientificamente.

Se a ciência provou já que a época dos Dinossauros é milhares de vezes mais longa do que a época dos Humanos… Afinal qual é o deus dos Dinossauros?

Pois… Herege? Ateu?... Não!!

Deus existe! … Mas não tem, certamente, nada a ver com as teorias religiosas escritas pelos Humanos, nos dois últimos milénios.

E a prova está aí! Não somos mais do que animais estúpidos e irracionais que tão pouco sabem proteger o Planeta onde vivem… Aliás, o que se poderia esperar de uma civilização que só começou a contar o tempo há dois mil e tal anos?

Realmente… só ser estúpido não basta, é preciso parecê-lo.

Ámen!

Burundi, Outubro 2007

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006

[ Menu FitiniZini.com ]
?


Amo-te...

Quer reduzir a Depressão? Ansiedade? Tristeza? Terapia em Português
Do you want to reduce your Depression? Anxiety? Sadness? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépression? Tristesse? Anxiété? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Depresión? Ansiedad? Tristeza? Terapia en Español
Quer reduzir a Obesidade? Excesso de Peso? Terapia em Português
Do you want to reduce your Obesity? Overweight? Therapy in English
Voulez-vous réduire le Surpoids? Obésité? Excès de poids? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Obesidad? Exceso de peso? Terapia en Español
Quer reduzir a Dependência Alcoólica? Alcoolismo? Terapia em Português
Do you want to reduce the Alcohol Dependence? Alcoholism? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépendance Alcoolique? Alcoolisme? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Dependencia del Alcohol? ¿Alcoholismo? Terapia en Español
Quer ter Sonhos Doces? Quer viajar até ao Paraíso? Terapia em Português
Do you want Sweet Dreams? Do you want to Travel to Paradise? Therapy in English
Voulez-vous Rêves Doux? Voulez-vous voyager au Paradis? Thérapie en Français
¿Quiere tener Sueños Dulces? ¿Quiere viajar al Paraíso? Terapia en Español

Health Pillows Fitini.us in English
Oreillers pour la Santé Fitini.fr en Français
Almohadas para la Salud Fitini.es en Español
Almofadas para a Saúde Fitini.pt em Português
Kissen Fitini.de für medizinische Hilfe auf Deutsch
Cuscini Fitini.it per assistenza medica in Italiano

FitiniZini.com
Direitos de Privacidade, Direitos de Confidencialidade, Direitos de Propriedade Intelectual e Direitos Humanos totalmente respeitados e protegidos
Direitos de Propriedade Intelectual Reservados (Patentes, Marcas Registadas e Direitos de Autor) desde 2000