<= Menu FitiniZini.com
BI*02
Eu, Ph.D. Dr. Ramón Tamames, Carol, Bentham, Mrs. Cármen Tamames - in China
FitiniZini.Com

Ramón Tamames, PhD

* por Fortunato Da COSTA

Um dos grandes Economistas de sempre. Duplamente doutorado em economia e direito, para além de professor universitário, é um dos grandes pensadores e filósofos do nosso tempo.

Foi meu professor no primeiro Mestrado do Instituto de Estudos Europeus de Macau, no final da década de 1990. Rodeado por colegas Chineses, alguns Macaenses e um punhado de Portugueses, tivemos todos a oportunidade de conhecer este gigante símbolo vivo do Iberismo, defensor incondicional do Bloco Ibérico e um dos pais da União Europeia.

Desde o primeiro minuto que acreditou no Euro. Dois anos antes da nova moeda Europeia começar a circular, já ele tinha a coragem de afirmar convictamente, nas suas aulas e conferências, que o Euro iria ser um sucesso. E que sucesso! Hoje, finais de Outubro de 2007, Um Euro está quase a 1,5 Dólares Americanos, vale 0,7 Libras Inglesas, e falta pouco para chegar aos 12 Dólares de Hong Kong.

É esta capacidade que alguns têm, e outros não, que distingue a genialidade do medíocre. Praticamente, uma década antes, ele previu o que a maioria dos outros economistas e políticos nunca sonharam.

A nossa Amizade ultrapassou a relação professor aluno e chegou até aos dias de hoje. Para além de peripécias deliciosas que vivemos juntos, sempre que estamos na mesma cidade do Mundo arranjamos maneira de nos encontrarmos, nem que seja para jantar.

Escrevo este artigo, mais para os que não sabem quem é Ramón Tamames. Pois, qualquer estudante de economia sabe quem ele é. E, certamente, deve ter estudado por um, das várias dezenas, de livros de filosofia, direito e economia que escreveu e que estão traduzidos em várias línguas.

Ramón Tamames, filho de famílias nobres e abastadas Espanholas, amigo pessoal do Rei Juan Carlos de Espanha, cedo acreditou e lutou por num Mundo melhor, mais justo. E, como a maioria dos idealistas académicos da primeira metade do século XX, deixou-se levar pelo “marketing político” Soviético e Chinês, acreditando nos ideais Comunistas. Aliás, na altura, ou se era a favor do Governo ou contra e os do contra, eram todos catalogados como Comunistas.

Era ele quem, normalmente, estava à frente das manifestações “comunistas” em Espanha, no tempo do General Franco. O General sem alternativa, metia-o na cadeia por uns dias, mas depois, por pressões da monarquia e das famílias ligadas ao poder, lá tinha que libertar o revolucionário Ramón Tamames. Foram tempos complicados e difíceis, onde a sorte… decidiu não lhe tirar a vida.

Um belo dia, percebeu qual era o verdadeiro objectivo comunista. Compreendendo que não era diferente daquilo que qualquer outro poder político pretende: conquistar o poder por esse Mundo fora, para poderem explorar e ter acesso, quase gratuito, aos recursos e riquezas do Planeta.

Nesse mesmo dia, teve a coragem de escrever a sua Carta de Demissão do Partido Comunista Espanhol. E decidiu continuar a lutar por um Mundo melhor: já não pelas ideias dos outros, mas sim pelas suas próprias.

Pois bem... de vez em quando, manda-me um e-mail ou uma mensagem pelo telemóvel dizendo, por exemplo: “Estou a fazer uma conferência neste País ou naquele. Por onde andas?”. E eu respondo…

No outro dia telefonou-me às 07:00 da manhã de Domingo e disse:

– “Estou em Lisboa, vem tomar o pequeno-almoço às 8:30 comigo e com a Cármen no Hotel Ritz” – Cármen é a sua lindíssima mulher de sempre, segundo os amigos mais íntimos, era a namorada do Rei Juan Carlos, mas o Ramón antecipou-se e coube-lhe levá-la ao altar.
E eu lá fui, meio a dormir, mas fui.

Enquanto estive em Madrid durante 2000 e 2001, frequentemente jantávamos juntos, ou na sua bela casa, com jardim interior, na Calle Ian Fleming, por de trás do Estádio do Real de Madrid ou, num dos restaurantes “Asadores” de carne assada no forno que fazem as delícias de quem gosta, sobretudo no Inverno Madrileno, regadas com vinho tinto envelhecido.

Um certo Sábado, em Macau, na China, fomos os dois jantar caril de caranguejo e camarões fritos regados com Vinho Verde gelado (vinho acidulado e com algum gás, típico do norte de Portugal) num dos restaurantes Portugueses situados na Ilha da Taipa. Depois de muito comermos e mais bebermos, eram já dez e tal da noite, pagámos a conta e decidimos sair.

Ramón Tamames levantou-se, abriu a primeira porta que viu e saiu. Mas, o que aconteceu foi que ele se enfiou para dentro de uma despensa, tipo arrumação, completamente às escuras e negra como o breu.

O restaurante ainda estava cheio de clientes, sobretudo Portugueses e Macaenses. Calou-se tudo, as respirações pararam, até o zunido dos mosquitos se ouvia.

Então o Ramón, saiu do armário, virou-se e num gesto teatral tipo Shakespeariano, com um braço no ar, caminhando para a saída, foi dizendo:

– "Fortunato, esta era la puerta del Infierno… vamos por la otra…" – E saiu.

Foi um momento de boa disposição inesquecível, mesmo para os presentes. Eu e ele rebentámos a rir e, ainda hoje, nos escangalhamos a rir com esta história.

Os anos passam e as memórias ficam. Pois, que perdure a memória de quem merece:

¡Muchas Gracias Profesor Ramón Tamames!

Burundi, Outubro 2007

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006


InMental-Institute.com Psicologia Hipnoterapia
Sonoterapia Apneiaterapia
...
InMental-Institute.com
PORTUGAL



[ Menu FitiniZini.com ]
?


Games Shopping Travel Health Fashion Consulting News Search Casino

E-Mail => fitini@fitinizini.com

Fitini.NET / FitiniZini.com i-Portal
O i-Portal de Humanos Inteligentes
Desde 2000, Todos os Direitos e Marcas Reservados