<= Menu FitiniZini.com
MG*1

FitiniZini.Com

Os Reis do Nada

(En Français) (Em Português) (In English)

Por Fitini Zini, 2006 em Madagáscar *

Junho de 2006, algures no Continente Africano, o frio do Inverno já se faz sentir nesta gigantesca ilha onde os Diamantes, os Rubis, as Safiras e as Esmeraldas decidiram beijar o céu.

Estou numa das muitas missões que tenho feito ao longo da minha vida. Tal como um velho navegador, tenho percorrido os quatro cantos deste Planeta: ao serviço da comissão europeia, de governos, de multinacionais, … Neste caso é de uma empresa Alemã que tem por objectivo salvar uma empresa estatal da banca rota. A re-engenharia organizacional e dos sistemas de informação é uma prioridade fulcral – sendo aqui que eu entro – assim, tentaremos levar a bom porto esta instituição com quase dez mil trabalhadores.

No continente onde brotam as maiores riquezas do planeta (ouro, diamantes, …) morrem de fome crianças de olhar triste que nos olham com a esperança de terem um simples sorriso nosso em troca.

E, como brilham aqueles olhos quando um sorriso brota daqueles rostos.

É, pois, aqui que a tristeza me invade a Alma.

Em Maio de 2003, aquando duma missão junto do Banco Nacional da Etiópia, numa certa manhã de sábado saímos para conhecer os planaltos por cima de Adis Ababa, capital da Etiópia…

Ao ver tanta criança deficiente, raquítica, tantos rostos sombrios e tristes… Explodi em lágrimas no assento de trás do carro. O condutor não percebeu, nem eu expliquei. Não havia nada para dizer e, durante, meia hora chorei convulsivamente sem me conseguir controlar.

O respeito pela dignidade de cada um, levou-me a pedir-lhes autorização para lhes tirar as fotografias que aqui vêm e, assim, a cada uma destas crianças fui dando o dinheiro que tinha dentro dos bolsos.

Este é um campo de futebol onde os debaixo perdem sempre. Eles colocaram as balizas numa encosta, felizmente que ao intervalo mudam de campo… assim equilibram, um pouco, o resultado. Mas, a alegria de cada um (já com uma moeda minha no bolso) está à vista nesta foto:

Ontem, dia 1 de Junho de 2006, já num País francófono e bem mais rico que a Etiópia, mais uma vez fiquei sem saber o que fazer. Tive de me deslocar em trabalho a um mercado municipal e o choque foi tremendo.

Onde por lá deambulavam cães à procura de um osso nos restos dos talhos espalhados pelo chão. As crianças e os adultos procuravam nos mesmos detritos as tripas, os restos de ossos, até cornos, para levarem para casa e saciar a fome.

Tinha a minha câmara vídeo, podia ter filmado, teria sido um vídeo chocante, … mas não fui capaz de o fazer simplesmente pelo respeito à dignidade dos que NADA TÊM.

Como é possível num continente tão rico, onde as grandes multinacionais esventram e "roubam" riquezas fabulosas ao preço do NADA e em contraste, as crianças – os verdadeiros REIS DO NADA – morrem de fome??...

Não há dúvidas... Que Merda de Civilização a nossa!!

Adis Abeba, Etiópia, 2/Junho/2006

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006


InMental-Institute.com Psicologia Hipnoterapia
Sonoterapia Apneiaterapia
...
InMental-Institute.com
PORTUGAL



[ Menu FitiniZini.com ]
?


Games Shopping Travel Health Fashion Consulting News Search Casino

E-Mail => fitini@fitinizini.com

Fitini.NET / FitiniZini.com i-Portal
O i-Portal de Humanos Inteligentes
Desde 2000, Todos os Direitos e Marcas Reservados