<= Menu FitiniZini.com
PT*17

FitiniZini.Com

A Confiança e o Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008

* por Fortunato Da COSTA - fitini@fitini.net

Entre 2 a 6 de Abril de 2008 participei, com uma das minhas invenções, no Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008 – com a Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com – que acabou por ganhar a medalha de Prata do Salão de Genebra 2008, na Classe Médica.

Portugal estava representado por três inventores Lusos: O Manuel Londreira do Porto que inventou uma magnífica Porta Blindada Inteligente, o Engenheiro Virgílio Cardoso da Amadora que inventou uma fabulosa Caixa-de-Velocidades Automática com Diferencial Integrado e eu de Linda-a-Velha, com a minha Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com.

O Manuel Londreira ganhou a medalha de prata na classe de segurança, o engenheiro Virgílio Cardoso ganhou a medalha de bronze na classe de mecânica e eu, com a minha Almofada, ganhei a medalha de prata na classe médica. Portugal ganhou, assim, duas medalhas de prata e uma de bronze.

Infelizmente, entre os quase mil inventores presentes, só três eram Portugueses. A Espanha, por exemplo, tinha TRINTA participantes no Salão de Genebra.
Será a Espanha dez vezes maior do que Portugal? Não! Terá a Espanha 100 milhões de habitantes? Também não! Mas em termos de capacidade inventiva, em 2008, a Espanha foi DEZ vezes superior a Portugal.

Qualquer ministro da economia ou primeiro-ministro, minimamente competentes, sabem, perfeitamente, que o motor de uma economia reside na capacidade inventiva do seu Povo e na, respectiva, dinâmica empresarial em desenvolverem comercialmente essas invenções, por esse Mundo fora. Basta olhar para as estatísticas e facilmente se percebe que os Países mais ricos são os que têm mais Patentes de Invenção e os mais pobres são os que têm menos. E, Portugal... em termos de capacidade inventiva, infelizmente, está ao nível do terceiro Mundo.

E de quem é a culpa? Dos Políticos? Não! Dos Governantes? Não, totalmente.

A culpa, meus caros leitores, é: A FALTA DE CONFIANÇA EM NÓS PROPRIOS.
Somos um Povo que não acredita no que pensa, no que diz, no que faz e no que podia e devia fazer. A verdade, é nua e crua, duvidamos de nós, de tudo e de todos.

“Ah é Português?! Então não presta... Levo Chinês, ou Senegalês pois é estrangeiro!”

Curiosamente a mentalidade dos Japoneses, Alemães, Franceses, ... é exactamente o contrário e isso faz deles grandes potências.

Bom, deixemos as tristezas e vamos ao mais divertido do Salão de Genebra 2008.

Passo em frente ao espectacular stand da Central Nuclear de Novgorod da Rússia e pergunto a uma lindíssima mulher Russa:

- “Quanto custa uma Central Nuclear?” - Ela olhou para mim, com aqueles lindos olhos castanhos e amendoados, torceu o nariz e nada disse.

- “É que se for barato, levo já duas!” - Disse muito sério, procurando algumas moedas dentro dos bolsos. Ela sorriu e convidou-me para me sentar.

- “E se comprar uma dúzia de centrais nucleares, temos desconto?” - Ela chamava-se Olga e era a Analista Informacional da Central Nuclear, a partir daquele instante, passamos, juntos, alguns momentos muito divertidos.

“Fortunato! Queres fazer parte da Associação Espanhola de Inventores?” - Disse-me uma certa manhã um dos inventores Espanhóis, Médico Ortopedista.

“Espanhola? Epah, olha lá e o que achas desta... nem tu és Espanhol nem eu Português, nós somos ambos Ibéricos! Certo?!” - Expliquei-lhe eu.

“Ibéricos? Boa ideia.. mas, depois, ali os nossos amigos da Colômbia e do Brasil ficam de fora…” - Ripostou ele.

“E que tal Associação Ibero-Americana de Inventores?” - Insisti.

Ele foi falar com os outros inventores Espanhóis e Sul-Americanos, eu falei com os meus colegas Portugueses e passados uns minutos juntámo-nos de novo e fundamos a Associação Ibero-Americana de Inventores: AIAI-Inventores.com.

Acabei, também, por ser convidado pelos presidentes das associações de inventores da França, da Suiça, da Alemanha e da Rússia para fazer parte da Associação Europeia de Inventores, AEI-Inventors.com.

Ontem, criei os respectivos blogs interactivos das duas associações e já estamos na blogosfera de vento em popa. Lamento, mas sou assim, meia bola e força... AIAI-Inventores.com e AEI-Inventors.com

Mas a mulher mais linda que eu já vi, conheci-a no dia 4 de Abril de 2008. Alta, esbelta, com olhos e cabelos pretos, pele muito branca... passou-me em frente ao stand, nem olhou para mim. Eu não resisti, fui atrás dela:

“A menina está perdida?” - Perguntei com o ar mais preocupado que eu consegui fazer.

Ela sorriu…

“Se quiser posso-lhe agarrar a mãozinha e levá-la até junto do seu Papá.” - Continuei.

Ela parou, riu-se e disse-me que era Russa da Arménia e que o “papá” dela era, na realidade, um Cientista Russo que tinha um stand no Salão e que já tinha mais de 58 patentes de invenção. A partir daquele momento começamos a falar e nunca mais parámos.

A “Princesa Arménia” apresentou-me o pai... que achei uma pessoa fantástica. Cientista Russo de origem Arménia, um homem genial. Mas, a filha era, ainda, mais extraordinária. A bela Russa, tipo Maria Sharapova, em versão de olhos e cabelos pretos, era de uma beleza e inteligência estonteantes. Tem vinte e dois anos, acabou agora a sua licenciatura universitária em Moscovo e vai começar a estagiar com o pai.

A admiração que desde sempre tive pelos cientistas russos ultrapassou as minhas expectativas.

A superior capacidade intelectual dos Russos, aliada à sua espectacular capacidade criativa, mais o dinheiro que, AGORA, entra no País pelo petróleo e pelo gás natural, vai colocar a Rússia no topo do Mundo.

Digo-vos mais: Dentro de VINTE ANOS a Rússia vai ser a maior potência económica e científica do Mundo. Quantos de nós sabíamos que a maioria das patentes de invenção que estão por detrás da Mercedes-Benz são patentes Russas?

Domingo, dia 6 de Abril, tinha o meu avião para Portugal às 17:30. Era tão entusiasmante falar com a “Princesa Arménia” que nem vi as horas passar, quando olhei para o relógio já eram 16:20. Sai a correr do Salão de Inventores directamente para o aeroporto que dista dez minutos a pé. Não tive tempo para me despedir de ninguém.

Por sorte a minha, o voo estava atrasado uma hora. Assim, fiz o check-in e voltei novamente ao Salão de Inventores, onde comecei calmamente a despedir-me dos amigos que, entretanto, por lá fiz.

Recebi como prenda, de um deles, três SUPER CORNETAS. Peguei nelas e fui oferecer uma á “minha bela Princesa Arménia” e… então, ela perguntou-me:

“Queres que te acompanhe ao aeroporto?” - Eu disse logo que sim, e lá fomos.

Antes de passar a alfândega peguei-lhe nas mãos e brinquei:

“Diz-me uma coisa, linda Princesa... porque simpatizas comigo? Bom... eu já sei que vais dizer que sou o homem mais lindo que tu já viste em toda a tua vida! Mas, não, não é isso que quero que digas... diz-me porque gostas de estar comigo?” - Perguntei.

E ela disse:

“Para além de me fazeres rir, admiro a tua AUTO CONFIANÇA!” - Respondeu ela sem pestanejar e com aqueles olhos pretos, calmamente muito fixos nos meus.

“E tu és a mulher mais Linda e Inteligente que eu já conheci em toda a minha vida!” – Retribui, com a minha plena sinceridade.

Os nossos olhos cintilaram longos segundos e, em silêncio, tudo disseram, um ao outro.

Pedi-lhe um beijo e ela estendeu-me a cara. Suavemente, eu dei-lhe um beijo na testa, depois na ponta do nariz, outro no queixo, no canto da boca e então ela, lentamente, passou-me os braços em laço à volta do pescoço e, beijou-me. Num beijo longo que jamais irei esquecer (e vou querer repetir, pois já fui convidado pela Associação Russa de Inventores, a participar em quatro eventos em Moscovo).

Não vos posso esconder que aquele, foi o tal BEIJO com que sonhamos eternamente e eu consegui-o aos 49, dado por uma Princesa Russa de 22… Yes!

Pois, se não acreditarmos em nós próprios e no que fazemos quem acreditará?

Realmente, a AUTO-CONFIANÇA é a Principal Chave do Sucesso!

Genebra-Suiça, 6 de Abril de 2008 - Fitini in Geneva

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006


InMental-Institute.com Psicologia Hipnoterapia
Sonoterapia Apneiaterapia
...
InMental-Institute.com
PORTUGAL



[ Menu FitiniZini.com ]
?


Games Shopping Travel Health Fashion Consulting News Search Casino

E-Mail => fitini@fitinizini.com

Fitini.NET / FitiniZini.com i-Portal
O i-Portal de Humanos Inteligentes
Desde 2000, Todos os Direitos e Marcas Reservados