O que acham destes dois? Eles mal chegam à janela. Mas, acham que estão infelizes?
Claro que não… eles foram eleitos, depois de calorosa disputa, os Reis do Espectacular e Fantástico Carnaval de Toulões 2009.
Ela é a menina Patrocínia Fernandes (Pachinha Serrana), organizadora do Carnaval e demais Festas da Freguesia, e ele é o meu primo Tonho (o senhor António Manteigas).
A Felicidade não é um fenómeno consciente. Não é por tanto a procurarmos, ou por ela lutarmos que ela nos bafeja a Vida.
O Carlitos, sofreu uma lesão cerebral em criança. Desde há mais de trinta anos que tem desactivadas algumas zonas do cérebro que suportam as actividades analítico-racionais do seu consciente. Assim, sempre que ouve uma música do seu agrado, por mais que tente, todo o seu frágil corpo dança, ao som de um ritmo que só a ele embala.
Ele bem tenta, segurar uma mãozita com a outra, mas não consegue. Mal solta uma mão, todo o braço vibra e balanceia, ao ritmo da harmonia. A música entra dentro dele e vai-lhe direita à Alma; cientificamente ao subconsciente, precisamente à zona responsável pela coordenação motora.
O Carlitos, curiosamente, é um dos raros casos que, enquanto acordado, o Subconsciente se Sobrepõe ao Consciente. O seu Consciente, não filtra de forma analítica, o que os seus sentidos captam do Mundo exterior. Assim, o que o rodeia, desde que ele não o reconheça como hostil, é aceite quase imediatamente pelo Subconsciente.
A complexidade do consciente, escuda o subconsciente e como é no subconsciente que a felicidade e demais emoções se encontram… Quanto mais complexa a racionalidade do nosso consciente, mais longínquo estaremos a colocar a nossa Felicidade.
Numa simples música, rodeado por todo um Povo que o aceita como ele é, e que com ele dança… o Carlitos conhece a Felicidade. É terno ver a alegria, com que os seus olhos cintilam, ao som da festa.
A racionalidade com que ritmamos o nosso consciente, priva-nos de saborear os momentos mais simples da nossa existência, precisamente aqueles, onde a Felicidade nos espreita.
Vejamos, agora, o caso do meu primo Tonho que nesta fotografia tentou dar-me o seu melhor sorriso de carnaval.
O Tonho não sabe ler, nem escrever e já leva sessenta e muitos; todavia, a simplicidade com que sempre norteou a sua vida, não o priva de momentos de alegria, nem de felicidade.
Meu Amigos, a tal regra de que os nossos Avós já falavam, acaba aqui, mais uma vez, por se verificar, como verdade.
As horas divertidas que passei, como parte integrante, com este unido e carinhoso Povo de Toulões, neste Domingo Gordo de Carnaval de 2009, leva-me a concluir que…
É na Simplicidade que encontraremos mais facilmente a Felicidade!
* por Fortunato Da COSTA
Toulões, Fev/2009
Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:
Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net
(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG
É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006
|
Tweets de @InMentalCOM |
Games | Shopping | Travel | Health | Fashion | Consulting | News | Search | Casino |