* por Dr. Fortunato Da COSTA
" Compre os Meus Cartões Telefóóónicos... (Compre Mis Tarjetas Telefóóónicas...) "
Um certo Sábado de uma manhã de Julho, em Caracas Venezuela, junto à entrada da estação do Metropolitano de Chacaito na Sabana Grande, sentada num banquinho, uma senhora cega gritava: Cartões Telefóóónicos... (Tarjetas Telefóóónicas...)
Passei por ela, como todos os outros transeuntes e pensei: sim, realmente "cartões telefónicos (tarjetas telefónicas)", ou cartões de carregamento para telefones, é o que mais se usa por aqui, deve ser um bom negócio. Pois, os telefones móveis são carregados introduzindo o número que têm no telefone e fazendo uma chamada para carregar o respectivo montante.
Mas, curiosamente ninguém parava para lhe comprar nada. Realmente, aquela frase vazia de intenções, simplesmente a anunciar um objecto para o Consciente dos transeuntes, não era objectivamente suficiente para o sucesso do seu pequeno negócio de venda de cartões telefónicos…
O Consciente das pessoas que passam, está activo para muitas outras coisas, mas acima de tudo para executar as rotinas e os programas psicológicos que cada um de nós vai executando durante o dia.
Priorizamos as nossas necessidades e em função disso começamos a executar os programas psicológicos necessários para as satisfazer, enquanto o dia vai passando.
Em situações normais, a única forma de interrompermos a rotina diária estabelecida pelo nosso Consciente é através da Programação em execução ao nível do nosso Sub-Consciente. Ou seja, quando temos fome, ou sede, ou necessidades biológicas o Sub-Consciente impõe-se, obrigando a "parar" a rotina Consciente, quase assumindo o controlo da nossa vontade até que essa sua necessidade seja satisfeita. Quem consegue fazer alguma coisa de jeito quando temos vontade de ir à casa de banho? Pois…
Por isso, a tal publicidade de simplesmente ANUNCIAR um objecto, um produto ou um serviço, geralmente só funciona quando a pessoa está em estado-de-necessidade e leva já em execução o Programa-Psicológico para comprar exactamente aquele produto ou serviço, mas num local já predefinido pelo comprador. E, claro que obviamente, a probabilidade de esse "Estado-Necessidade" se poder satisfazer, num ponto geográfico do planeta diferente do habitual, obrigando o comprador a alterar a rotina e a comprar noutro local distinto é muito, MUITO diminuta…
Tudo isto para dizer que a publicidade subliminar ou Sub-Consciente só funciona quando for dada uma ordem completa e coerente ao potencial comprador. E o Sub-Consciente somente compreende comandos completos, concisos e bem estruturados.
Como a nossa rotina Consciente, normalmente, só pode ser interrompida por comandos de programas psicológicos vindos directamente do nosso Sub-Consciente. É preciso que seja o Sub-Consciente a assimilar essa ordem (publicidade) vinda do exterior e a reexecutá-la, impondo-se e interrompendo a rotina e a programação consciente.
Por isso, naquele Sábado de manhã, voltei atrás… Voltei atrás e, muito delicadamente, falei com a senhora cega, a quem perguntei se lhe podia dar um conselho.
Depois de ela dizer que sim, aconselhei-a a não dizer simplesmente "Tarjetas Telefónicas" mas a dizer:
- "Compre Mis Tarjetas Telefónicas..." - ou seja, Compre os Meus Cartões Telefónicos.
Ela sorriu e disse: "Gracias señor.".
Todos os dias vejo quatro vezes esta senhora cega que nunca me vê. Deixei passar uma semana e ontem fui falar com ela de novo e, depois de lhe perguntar como ia o negócio, ela disse-me:
- "Gracias señor, vendí esta semana más do que todo el mes de Junio. Muchas gracias señor…".
Como em quase tudo na vida, se não comunicamos nem dizemos o que queremos, quem vai adivinhar os nossos problemas, os nossos desejos e os nossos sonhos?...
Jul/2013 – Caracas, Venezuela
Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:
Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net
(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG
É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006
|
Tweets de @InMentalCOM |
Games | Shopping | Travel | Health | Fashion | Consulting | News | Search | Casino |