<= Menu FitiniZini.com
BI*03

FitiniZini.Com

A Economia do Amor

* por Fortunato Da COSTA


Espectacular Corrida Infernal no Táxi do meu amigo Batri no Cairo a mais de 120 Km/H, filmada ao vivo por Fitini Zini em 2006

Claude Lelouch, um genial cineasta Francês, numa entrevista, deu uma das maiores lições de vida, a que já assisti. Não só pela sua simplicidade, mas, acima de tudo, pela ternurenta verdade, com que justifica a sua obra.

Começou por afirmar que a diferença entre os seus filmes e os de Hollywood é que: "Hollywood faz filmes com muito dinheiro para contar histórias muito simples. E eu, faço exactamente o contrário, conto histórias complicadas, mas gastando muito pouco dinheiro".

Sobre uma espectacular filmagem que fez, uma certa madrugada, a partir de um Ferrari, pelas ruas de Paris a estonteante velocidade, "voando" pelo Arco do Triunfo, Louvre e outros locais emblemáticos da capital Francesa, até à Basílica do Sagrado Coração. Quando lhe perguntaram quem tinha sido o piloto do Ferrari e quanto lhe tinham pago?

Ele, com um sorriso, disse:

- "Não, não… tinha lá eu dinheiro para pagar tal coisa? E como poderia pagar a alguém para cometer uma tal infracção? Não… fui eu que pilotei, montei a câmara e filmei ao mesmo tempo, aliás, não era um Ferrari foi o meu próprio carro, o som foi adicionado depois. Quando as autoridades viram o filme, fui “levado” à Prefeitura da Polícia de Paris e fiquei sem a carta de condução, durante 15 minutos. Os filhos do chefe da prefeitura adoraram o filme…” – convêm adicionar que esta curta-metragem feita no final dos anos de 1970, está proibida de passar em França, por desobediência à ordem pública.

Depois de muitos elogios pela sua obra e pelo facto de ter feito filmes, com partes a preto e branco e outras a cores, quando lhe perguntaram sobre o porquê? Qual a razão especial para, no seu galardoado filme "Um Homem e Uma Mulher", ele filmar a cores e a preto e branco?

Claude Lelouch, baixou a cabeça… sorriu para si mesmo, e com uma humilde simplicidade disse:

- "Porque não tinha dinheiro suficiente para fazer o filme todo a cores! E, na altura, fazer o filme a preto e branco era bastante mais barato" – E, acabou por concluir que 90% do que os outros tentam depreender, não tem rigorosamente nada a ver com as reais motivações do autor.

Isto faz-me lembrar outro genial homem do espectáculo, o Britânico Benny Hill, tão mal compreendido pela "maricada" dos media Ingleses, quando fazia o sketch do cineasta. Perguntava-lhe alguém, meio extasiado:

- "O senhor é um génio, como é que conseguiu aquela cena no final do filme, com aquele incrível cão, no meio da rua? Fabuloso!".

E, disse o Benny Hill:

- "Raios partam o maldito cão, ainda lhe atirei umas pedradas… mas o sacana não quis dali sair!".

Claude Lelouch tem uma história de vida, memorável. Segundo ele, a obra-prima de Roberto Benigni: "A Vida é Bela" é a história da sua própria infância, pois os seus pais, enquanto vivos, foram-lhe contando a realidade da invasão Hitleriana, como se de um jogo se tratasse.

E, o que mais admiro em Lelouch é, sobretudo, a sua sensibilidade sobre si mesmo, no facto de, no final da sua carreira, um dia ter descoberto que, afinal, todos os seus filmes foram sempre Histórias de Amor… e que, sem ter dado por isso, passou toda a sua vida a falar de Amor.

Realmente a Vida é isto mesmo: um retalho de peripécias, motivadas por necessidades e frustrações, onde cada um de nós quer (sempre?) qualquer coisa...

Neste redondo Planeta, a maioria sabe o que quer: uns pão, outros água… sim, sim e todos queremos um BMW, pois…

Existem por aí, uns tantos que dizem que não precisam de nada, têm tudo. E, outros afirmam que não sabem o que querem, andam à procura de si mesmos…

Bem, descobri… qual a essência que motiva as nossas vidas. Embora chocante e directo, tenho de vos dizer a verdade. Não posso ficar só com o segredo para mim.

E é tão simples ;-)

Fazemos tudo por Amor!

Damos Amor, hoje, para recebermos Amor amanhã. Talvez precisemos dele no final das nossas vidas… quem sabe.

A tal frase sagrada: "Amai-vos uns aos outros!" é para ser levada a sério, pois tudo o que fazemos circula à volta da tal palavra mágica: O Amor!

E quem não percebe que esta "Economia do Amor" é a base de tudo, acaba geralmente na tal solidão profunda que nos amarga a alma e nos inferniza a vida, até um dia, não fazermos mais parte dela…

Burundi, Outubro 2007

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006

[ Menu FitiniZini.com ]
?


Amo-te...

Quer reduzir a Depressão? Ansiedade? Tristeza? Terapia em Português
Do you want to reduce your Depression? Anxiety? Sadness? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépression? Tristesse? Anxiété? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Depresión? Ansiedad? Tristeza? Terapia en Español
Quer reduzir a Obesidade? Excesso de Peso? Terapia em Português
Do you want to reduce your Obesity? Overweight? Therapy in English
Voulez-vous réduire le Surpoids? Obésité? Excès de poids? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Obesidad? Exceso de peso? Terapia en Español
Quer reduzir a Dependência Alcoólica? Alcoolismo? Terapia em Português
Do you want to reduce the Alcohol Dependence? Alcoholism? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépendance Alcoolique? Alcoolisme? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Dependencia del Alcohol? ¿Alcoholismo? Terapia en Español
Quer ter Sonhos Doces? Quer viajar até ao Paraíso? Terapia em Português
Do you want Sweet Dreams? Do you want to Travel to Paradise? Therapy in English
Voulez-vous Rêves Doux? Voulez-vous voyager au Paradis? Thérapie en Français
¿Quiere tener Sueños Dulces? ¿Quiere viajar al Paraíso? Terapia en Español

Health Pillows Fitini.us in English
Oreillers pour la Santé Fitini.fr en Français
Almohadas para la Salud Fitini.es en Español
Almofadas para a Saúde Fitini.pt em Português
Kissen Fitini.de für medizinische Hilfe auf Deutsch
Cuscini Fitini.it per assistenza medica in Italiano

FitiniZini.com
Direitos de Privacidade, Direitos de Confidencialidade, Direitos de Propriedade Intelectual e Direitos Humanos totalmente respeitados e protegidos
Direitos de Propriedade Intelectual Reservados (Patentes, Marcas Registadas e Direitos de Autor) desde 2000