* por Fortunato Da COSTA
Foi no Sábado, dia 18 de Agosto de 2007, pelas 21:00 de Portugal que a descalabrada profecia aconteceu. Mais propriamente na Aldeia de Toulões, no distrito de Castelo-Branco, algures num recondido vale de Portugal.
No Verão quente de 2007, o Café da Ti Chocha estava cheio de Benfiquistas, como eu. Todos de olhos cravados na televisão.
Numa das mesas estava eu, o meu primo Zé Remifo, o meu Tio Joaquim Gira e o sogro do meu compadre Tó Caça. Na mesa de trás, estavam a minha prima Nelinha, o meu primo Tó Manel e o Pedro.
Tinha começado o jogo de futebol do Leixões contra o Benfica, para o Campeonato da primeira divisão de Portugal.
Virei-me para o meu primo Remifo:
– "Oh ZÉI, sabes qual vai ser a história deste jogo?... O Benfica vai sair daqui com 1 a 1. Amanhã o Fernando Santos está no "olho da rua" e depois vem aí o Camacho…" – disse eu em alto e bom som, para desatinar com o pessoal todo.
Foi a risota geral, no café.
– "Tás mas é maluco. O Benfica vai ganhar pelo menos TRÊS a ZERO…" – riposta o Zé.
O jogo continuou… mas lá para o meio, depois de um jogo perfeitamente inqualificável, virei-me para trás e num gozo macabro, ainda disse:
– "Tão a ver? Tão a ver? E depois admiram-se de alguns andarem, por aí, aos tiros… ou de se enfiarem em sentido contrário nas auto-estradas… com um Benfica destes, qualquer santo desnorteia e pifa do juízo".
A audiência ainda fez um esgar de risota, meio amarelada.
Minutos depois, o Benfica faz um golo. Logo a seguir, o Leixões empata, 1 a 1, resultado com que se acabou o jogo.
No dia seguinte, Domingo, o treinador do Benfica, Fernando Santos, foi despedido e na Segunda-feira um novo treinador, o Camacho, chegou a Lisboa!
Agora, anda o povo dos Toulões a dizer:
- "Epá! Até parece que és bruxo…".
Não, Bruxo não sou! Sou é talvez menos estúpido, do que a minha naturalidade aparenta.
Como o meu primo Toninho e o Zé Leitão dizem, na brincadeira:
- "Isto, não está nada bom para os pobres…" - e depois de um calmo suspiro, rematam com um sorriso maroto no fim – "Mas… cá para nós, também não!".
Pois… eu, também, não acredito em bruxas… mas que elas existem, existem!
Toulões, Agosto 2007
Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:
Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net
(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG
É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006