<= Menu FitiniZini.com
PT*17

FitiniZini.Com

A Confiança e o Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008

* por Fortunato Da COSTA - fitini@fitini.net

Entre 2 a 6 de Abril de 2008 participei, com uma das minhas invenções, no Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008 – com a Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com – que acabou por ganhar a medalha de Prata do Salão de Genebra 2008, na Classe Médica.

Portugal estava representado por três inventores Lusos: O Manuel Londreira do Porto que inventou uma magnífica Porta Blindada Inteligente, o Engenheiro Virgílio Cardoso da Amadora que inventou uma fabulosa Caixa-de-Velocidades Automática com Diferencial Integrado e eu de Linda-a-Velha, com a minha Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com.

O Manuel Londreira ganhou a medalha de prata na classe de segurança, o engenheiro Virgílio Cardoso ganhou a medalha de bronze na classe de mecânica e eu, com a minha Almofada, ganhei a medalha de prata na classe médica. Portugal ganhou, assim, duas medalhas de prata e uma de bronze.

Infelizmente, entre os quase mil inventores presentes, só três eram Portugueses. A Espanha, por exemplo, tinha TRINTA participantes no Salão de Genebra.
Será a Espanha dez vezes maior do que Portugal? Não! Terá a Espanha 100 milhões de habitantes? Também não! Mas em termos de capacidade inventiva, em 2008, a Espanha foi DEZ vezes superior a Portugal.

Qualquer ministro da economia ou primeiro-ministro, minimamente competentes, sabem, perfeitamente, que o motor de uma economia reside na capacidade inventiva do seu Povo e na, respectiva, dinâmica empresarial em desenvolverem comercialmente essas invenções, por esse Mundo fora. Basta olhar para as estatísticas e facilmente se percebe que os Países mais ricos são os que têm mais Patentes de Invenção e os mais pobres são os que têm menos. E, Portugal... em termos de capacidade inventiva, infelizmente, está ao nível do terceiro Mundo.

E de quem é a culpa? Dos Políticos? Não! Dos Governantes? Não, totalmente.

A culpa, meus caros leitores, é: A FALTA DE CONFIANÇA EM NÓS PROPRIOS.
Somos um Povo que não acredita no que pensa, no que diz, no que faz e no que podia e devia fazer. A verdade, é nua e crua, duvidamos de nós, de tudo e de todos.

“Ah é Português?! Então não presta... Levo Chinês, ou Senegalês pois é estrangeiro!”

Curiosamente a mentalidade dos Japoneses, Alemães, Franceses, ... é exactamente o contrário e isso faz deles grandes potências.

Bom, deixemos as tristezas e vamos ao mais divertido do Salão de Genebra 2008.

Passo em frente ao espectacular stand da Central Nuclear de Novgorod da Rússia e pergunto a uma lindíssima mulher Russa:

- “Quanto custa uma Central Nuclear?” - Ela olhou para mim, com aqueles lindos olhos castanhos e amendoados, torceu o nariz e nada disse.

- “É que se for barato, levo já duas!” - Disse muito sério, procurando algumas moedas dentro dos bolsos. Ela sorriu e convidou-me para me sentar.

- “E se comprar uma dúzia de centrais nucleares, temos desconto?” - Ela chamava-se Olga e era a Analista Informacional da Central Nuclear, a partir daquele instante, passamos, juntos, alguns momentos muito divertidos.

“Fortunato! Queres fazer parte da Associação Espanhola de Inventores?” - Disse-me uma certa manhã um dos inventores Espanhóis, Médico Ortopedista.

“Espanhola? Epah, olha lá e o que achas desta... nem tu és Espanhol nem eu Português, nós somos ambos Ibéricos! Certo?!” - Expliquei-lhe eu.

“Ibéricos? Boa ideia.. mas, depois, ali os nossos amigos da Colômbia e do Brasil ficam de fora…” - Ripostou ele.

“E que tal Associação Ibero-Americana de Inventores?” - Insisti.

Ele foi falar com os outros inventores Espanhóis e Sul-Americanos, eu falei com os meus colegas Portugueses e passados uns minutos juntámo-nos de novo e fundamos a Associação Ibero-Americana de Inventores.

Acabei, também, por ser convidado pelos presidentes das associações de inventores da França, da Suiça, da Alemanha e da Rússia para fazer parte da Associação Europeia de Inventores.

Mas a mulher mais linda que eu já vi, conheci-a no dia 4 de Abril de 2008. Alta, esbelta, com olhos e cabelos pretos, pele muito branca... passou-me em frente ao stand, nem olhou para mim. Eu não resisti, fui atrás dela:

“A menina está perdida?” - Perguntei com o ar mais preocupado que eu consegui fazer.

Ela sorriu…

“Se quiser posso-lhe agarrar a mãozinha e levá-la até junto do seu Papá.” - Continuei.

Ela parou, riu-se e disse-me que era Russa da Arménia e que o “papá” dela era, na realidade, um Cientista Russo que tinha um stand no Salão e que já tinha mais de 58 patentes de invenção. A partir daquele momento começamos a falar e nunca mais parámos.

A “Princesa Arménia” apresentou-me o pai... que achei uma pessoa fantástica. Cientista Russo de origem Arménia, um homem genial. Mas, a filha era, ainda, mais extraordinária. A bela Russa, tipo Maria Sharapova, em versão de olhos e cabelos pretos, era de uma beleza e inteligência estonteantes. Tem vinte e dois anos, acabou agora a sua licenciatura universitária em Moscovo e vai começar a estagiar com o pai.

A admiração que desde sempre tive pelos cientistas russos ultrapassou as minhas expectativas.

A superior capacidade intelectual dos Russos, aliada à sua espectacular capacidade criativa, mais o dinheiro que, AGORA, entra no País pelo petróleo e pelo gás natural, vai colocar a Rússia no topo do Mundo.

Digo-vos mais: Dentro de VINTE ANOS a Rússia vai ser a maior potência económica e científica do Mundo. Quantos de nós sabíamos que a maioria das patentes de invenção que estão por detrás da Mercedes-Benz são patentes Russas?

Domingo, dia 6 de Abril, tinha o meu avião para Portugal às 17:30. Era tão entusiasmante falar com a “Princesa Arménia” que nem vi as horas passar, quando olhei para o relógio já eram 16:20. Sai a correr do Salão de Inventores directamente para o aeroporto que dista dez minutos a pé. Não tive tempo para me despedir de ninguém.

Por sorte a minha, o voo estava atrasado uma hora. Assim, fiz o check-in e voltei novamente ao Salão de Inventores, onde comecei calmamente a despedir-me dos amigos que, entretanto, por lá fiz.

Recebi como prenda, de um deles, três SUPER CORNETAS. Peguei nelas e fui oferecer uma á “minha bela Princesa Arménia” e… então, ela perguntou-me:

“Queres que te acompanhe ao aeroporto?” - Eu disse logo que sim, e lá fomos.

Antes de passar a alfândega peguei-lhe nas mãos e brinquei:

“Diz-me uma coisa, linda Princesa... porque simpatizas comigo? Bom... eu já sei que vais dizer que sou o homem mais lindo que tu já viste em toda a tua vida! Mas, não, não é isso que quero que digas... diz-me porque gostas de estar comigo?” - Perguntei.

E ela disse:

“Para além de me fazeres rir, admiro a tua AUTO CONFIANÇA!” - Respondeu ela sem pestanejar e com aqueles olhos pretos, calmamente muito fixos nos meus.

“E tu és a mulher mais Linda e Inteligente que eu já conheci em toda a minha vida!” – Retribui, com a minha plena sinceridade.

Os nossos olhos cintilaram longos segundos e, em silêncio, tudo disseram, um ao outro.

Pedi-lhe um beijo e ela estendeu-me a cara. Suavemente, eu dei-lhe um beijo na testa, depois na ponta do nariz, outro no queixo, no canto da boca e então ela, lentamente, passou-me os braços em laço à volta do pescoço e, beijou-me. Num beijo longo que jamais irei esquecer (e vou querer repetir, pois já fui convidado pela Associação Russa de Inventores, a participar em quatro eventos em Moscovo).

Não vos posso esconder que aquele, foi o tal BEIJO com que sonhamos eternamente e eu consegui-o aos 49, dado por uma Princesa Russa de 22… Yes!

Pois, se não acreditarmos em nós próprios e no que fazemos quem acreditará?

Realmente, a AUTO-CONFIANÇA é a Principal Chave do Sucesso!

Genebra-Suiça, 6 de Abril de 2008 - Fitini in Geneva

Todos os Direitos de Propriedade Intelectual pertencem a:

Dr. Fortunato Da COSTA
EMail: fitini@fitini.net

Por favor, AJUDE-NOS a continuar
estes Artigos para a sua Leitura Gratuita:

(*) Dr. Fortunato Da COSTA, Mestre em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus, Licenciado em Administração Pública e Bacharel em Engenharia é Consultor Internacional Perito em Arquitectura Organizacional e Sistemas de Informação, Empresário, Professor, Formador, Orador em Palestras e Conferências, Escritor, Director da Fitini.NET ConsultinG, podendo ser contactado pelo e-mail: fitini@fitini.net. Visite: Fitini.NET ConsultinG

É Proíbido utilizar qualquer cópia, ou qualquer parte, deste documento sem autorização por escrito
Direitos de Autor totalmente protegidas Mundialmente pela Lei, Desde 2006

[ Menu FitiniZini.com ]
?


Amo-te...

Quer reduzir a Depressão? Ansiedade? Tristeza? Terapia em Português
Do you want to reduce your Depression? Anxiety? Sadness? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépression? Tristesse? Anxiété? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Depresión? Ansiedad? Tristeza? Terapia en Español
Quer reduzir a Obesidade? Excesso de Peso? Terapia em Português
Do you want to reduce your Obesity? Overweight? Therapy in English
Voulez-vous réduire le Surpoids? Obésité? Excès de poids? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Obesidad? Exceso de peso? Terapia en Español
Quer reduzir a Dependência Alcoólica? Alcoolismo? Terapia em Português
Do you want to reduce the Alcohol Dependence? Alcoholism? Therapy in English
Voulez-vous réduire la Dépendance Alcoolique? Alcoolisme? Thérapie en Français
¿Quiere reducir la Dependencia del Alcohol? ¿Alcoholismo? Terapia en Español
Quer ter Sonhos Doces? Quer viajar até ao Paraíso? Terapia em Português
Do you want Sweet Dreams? Do you want to Travel to Paradise? Therapy in English
Voulez-vous Rêves Doux? Voulez-vous voyager au Paradis? Thérapie en Français
¿Quiere tener Sueños Dulces? ¿Quiere viajar al Paraíso? Terapia en Español

Health Pillows Fitini.us in English
Oreillers pour la Santé Fitini.fr en Français
Almohadas para la Salud Fitini.es en Español
Almofadas para a Saúde Fitini.pt em Português
Kissen Fitini.de für medizinische Hilfe auf Deutsch
Cuscini Fitini.it per assistenza medica in Italiano

FitiniZini.com
Direitos de Privacidade, Direitos de Confidencialidade, Direitos de Propriedade Intelectual e Direitos Humanos totalmente respeitados e protegidos
Direitos de Propriedade Intelectual Reservados (Patentes, Marcas Registadas e Direitos de Autor) desde 2000